Citação direta curta

citação direta se dá quando as palavras do autor lido e citado são colocadas no seu texto exatamente do modo como constam no texto original.

Citação direta curta

Se o trecho que você deseja citar diretamente desse autor ocupar até 3 linhas (na formatação de fonte no tamanho 12 e com alinhamento justificado), a citação direta desse trecho se dá entre aspas, acompanhada, imediatamente antes ou depois das aspas, da informação específica que inclui: sobrenome do(a) autor(a), ano da publicação citada, e página da citação.

Essas três informações podem ser dadas dos seguintes modos:

  1. Sobrenome (ano, página) seguida da citação;
  2. Sobrenome (ano), citação (página);
  3. Citação (SOBRENOME, ano, página).

Nos exemplos a seguir, marcamos em amarelo as diferentes formas de informar os dados essenciais da fonte:

Exemplo 1 – Sobrenome (ano, página) seguida da citação: Na contextualização histórica do desenvolvimento de ações afirmativas à luz dos direitos humanos, é útil lembrar o estudo de Piovesan (2005, p. 46), que demonstra ser insuficiente tratar o indivíduo de forma genérica, geral e abstrata. Faz-se necessária a especificação do sujeito de direito, que passa a ser visto em sua peculiaridade e particularidade.

Exemplo 2 – Sobrenome (ano), citação (página): Na contextualização histórica do desenvolvimento de ações afirmativas à luz dos direitos humanos, é útil lembrar o estudo de Piovesan (2005), que demonstra ser insuficiente tratar o indivíduo de forma genérica, geral e abstrata. Faz-se necessária a especificação do sujeito de direito, que passa a ser visto em sua peculiaridade e particularidade (p. 46).

Exemplo 3 – Citação (SOBRENOME, ano, página): Na contextualização histórica do desenvolvimento de ações afirmativas à luz dos direitos humanos, observa-se ser insuficiente tratar o indivíduo de forma genérica, geral e abstrata. Faz-se necessária a especificação do sujeito de direito, que passa a ser visto em sua peculiaridade e particularidade (PIOVESAN, 2005, p. 46).

A formatação da citação direta curta, segundo a ABNT, estabelece que o sobrenome do autor deve vir em CAIXA ALTA se estiver dentro dos parênteses, e a separação entre sobrenome do autor (se esse estiver dentro dos parênteses), o ano da publicação e a página da publicação se dá através de vírgulas simples, como mostrado nos exemplos acima.

A formatação da paginação se dá com a letra “p” minúscula seguida de um ponto. Se a citação começar em uma página e continuar na outra, deve-se escrever o algarismo completo de cada página (por exemplo, p. 45-46, e não p. 45-6). Além disso, conforme a ABNT, não se usa “pp.” na citação que envolve mais de uma página.

Nota: A citação direta apresentada nos exemplos foi retirada da seguinte obra: PIOVESAN, F. Ações afirmativas da perspectiva dos direitos humanos. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 35, n. 124, p. 43-55, jan./abr. 2005.

Próxima página