O projeto de pesquisa

Em muitas ocasiões, principalmente em cursos e seleções de mestrado e doutorado, é comum que alunos(as) precisem escrever um projeto de pesquisa. O projeto de pesquisa é, basicamente, um documento que explica a seus leitores(as) (geralmente membros de uma banca avaliadora) o que você pretende fazer na pesquisa proposta.

Portanto, um projeto de pesquisa típico geralmente contém os seguintes elementos:

  • Introdução, incluindo temaobjetivos, justificativaperguntas de pesquisa e/ou hipóteses;
  • Revisão de literatura feita até o momento;
  • Método a ser utilizado;
  • Cronograma de atividades.

Fica claro, então, que os elementos do projeto de pesquisa são similares aos primeiros elementos do texto acadêmico clássico, como o artigo, TCC, monografia, tese e dissertação. Para uma explicação detalhada de cada um desses elementos (introdução, revisão de literatura e método), clique aqui.

Além disso, o projeto de pesquisa pode conter elementos pré- e pós-textuais. Eles geralmente são:

  • Elementos pré-textuais: capa, folha de rosto, sumário, resumo;
  • Elementos pós-textuais: referências bibliográficas, apêndices e anexos.

Mais uma vez, destacamos o fato desses elementos serem similares aos encontrados no trabalho final.

No entanto, há pelo menos 3 grandes diferenças entre o trabalho final e o projeto de pesquisa. Essas são:

  1. O seu projeto de pesquisa trata do que você ainda irá fazer. Sendo assim, ele geralmente é escrito no futuro, enquanto seu texto final (dissertação, tese, etc.) é escrito no passado, pois se refere a algo que você já fez;
  2. Espera-se que as seções do texto final estejam mais desenvolvidas que as do projeto, uma vez que você teve mais tempo e dedicação ao trabalho. Portanto, não se recomenda simplesmente transformar seu projeto nos primeiros capítulos de seu texto final. Ao invés disso, tome ele como base, ampliando sempre que necessário e possível;
  3. No projeto de pesquisa, você tem que adicionar um cronograma de atividades, que geralmente corresponde a uma tabela mostrando os passos que você irá seguir no decorrer dos próximos meses ou anos para completar sua pesquisa e seu texto final. O exemplo abaixo (fictício) pode servir de base para seu cronograma.

Exemplo de cronograma de pesquisa (baseado em pesquisa básica, geralmente de TCC ou monografia, dado o curto espaço de tempo):

Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro
Coleta de materiais bibliográficos X X
Leitura de materiais bibliográficos X X X
Coleta de dados X X X
Análise dos dados  X X
Escrita da primeira versão completa X X X
Revisão X
Edições para versão final X

Próxima página