Argumentação: Uma introdução

O termo argumento pode ser entendido de 2 formas: num sentido mais amplo, como definido pela retórica, ele trata de afirmações que são feitas e das justificativas, ou evidências, que as sustentam. Já no senso mais estrito (e também mais usado coloquialmente) da palavra, ele diz respeito somente às justificativas em si, como acontece quando alguém levanta uma pergunta do tipo: “Qual seu argumento para defender uma ou outra ideia?”. Aqui, trataremos mais especificamente do sentido mais amplo do termo, e chamaremos seu sentido mais estrito de evidência ou justificativa.

Quando você constrói um argumento (no seu sentido mais amplo), seu objetivo é mostrarexplicar seu ponto de vista ou propor a melhor sugestão para dado problema. O argumento busca fazer algo, mais do que apenas apresentar uma informação.

Ao construir seu argumento, você entra em uma conversa com outros(as) pesquisadores(as) e com seus leitores e suas leitoras. Você busca convencer sua audiência de que seus pontos são válidos e devem ser levados em consideração, baseando-se em evidências que deem suporte ao ponto que está sendo levantado.

Próxima página