Acordo ortográfico vigente

O acordo ortográfico vigente da Língua Portuguesa passou a valer a partir de 1º de janeiro de 2009. A princípio, o ano de 2013 seria a data limite para adaptação às novas regras (por exemplo, em documentos oficiais, materiais didáticos, entre outros). Porém, no caso do Brasil, já foi determinado novo limite para a adaptação, que é o ano de 2016.

O objetivo do acordo ortográfico da Língua Portuguesa é unificar o idioma. Porém, o acordo apenas unifica a ortografia, uma vez que questões específicas de pronúncia e vocabulário (entre outras) apresentam variação conforme o país, região e falante da língua. Inclusive, há questionamentos sobre a real importância de tal unificação, já que há tamanha variação na língua portuguesa, e que as diferenças existentes refletem questões culturais específicas. Mesmo assim, sugere-se atenção ao novo acordo na escrita acadêmica.

As principais mudanças estão claramente demonstradas no link a seguir, desenvolvido pela Editora Melhoramentos em seu Dicionário Michaelis: http://michaelis.uol.com.br/novaortografia.php